Operação apreende mais de 470 animais silvestres que seriam traficados no Maranhão

Operação apreende mais de 470 animais silvestres que seriam traficados no Maranhão
Matéria publicada no G1 em 24/10/2023
Clique aqui e assista a matéria original.
Matéria comentada – SOS FAUNA
Esta matéria é uma que fazemos questão de tecer nossos comentários, já que nós estávamos diretamente envolvidos na operação.
As BRs 230 e 324 no trecho que compreende desde o município de Carolina à Barão de Grajaú, ambas no Estado do Maranhão, sendo este último já divisa com o estado do Piauí, perfazem pouco mais de 500 km.
Estas duas rodovias juntas, entre os dois municípios citados, são dois dos maiores corredores de circulação de filhotes de papagaios e araras do cerrado sul maranhense no período reprodutivo destas espécies, nos meses de setembro e outubro.
O tráfico destas espécies na região sul do Maranhão representa um dos maiores do Brasil, e grande abastecedor das feiras do nordeste, principalmente a de Caruaru, no Pernambuco.
Por mais de trinta anos nunca se teve notícia de alguma operação focada ao combate ao tráfico de filhotes nestas regiões. Apenas agora em 2023 e por iniciativa da SOS FAUNA, quase 250 filhotes de papagaios e dois de araras-vermelhas foram apreendidos.
A operação que resultou na apreensão dos filhotes foi realizada pela Polícia Militar de São João dos Patos e de Pastos Bons, ambas no Maranhão.
O tempo da operação desde que a SOS FAUNA chegou à Balsas até sua finalização, foi de aproximadamente 40 dias.
Fomos também os responsáveis pela construção do primeiro espaço para recepção de filhotes de papagaios e araras dentro de uma Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, ocorrido na cidade de Balsas – MA. O financiamento para este projeto partiu da Freeland Brasil.
Todos os dados relativos a como opera o tráfico naquela região fora encaminhado à PRF através da SOS FAUNA, resultado de anos de pesquisa sobre como opera o tráfico naquela região.
Conseguimos manter mais de 90% dos papagaios vivos e ainda ansiávamos por trabalhar na reintrodução deles naquela região, através de um projeto científico muito bem elaborado.
Todavia isso não foi possível já que ocorreram divergências de opiniões das ações que precisavam ser praticadas.
