SOS Fauna | Traficante foi pego com mais de 250 canários da terra em Goiás
7993
post-template-default,single,single-post,postid-7993,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,mac,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-3.10,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive
 

Blog

Traficante foi pego com mais de 250 canários da terra em Goiás

Traficante foi pego com mais de 250 canários da terra em Goiás

  |   Apreensões

Em 04/11/2019 por volta das 21h10, durante patrulhamento de rotina no km 177 da BR 020, município de Alvorada do Norte/GO, a equipe PRF deu ordem de parada ao veículo Chevrolet Montana LS2, cor prata, placa PYO6726, conduzido pelo sr. Francisto Nunes da Costa, 58 anos.

No decorrer da fiscalização a equipe deparou-se com uma gaiola, ração para pássaros e vários bebedouros – também para pássaros – que se encontravam na carroceria do veículo, o que levantou suspeita da equipe e ensejou uma busca mais detalhada. Dentro do veículo, atrás dos bancos, foi localizado um compartimento preparado – vulgarmente chamado de “mocó” – contendo mais de 250 (duzentos e cinquenta) unidades de pássaros Canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis Flaveola), sem anilhas, transportados de maneira inapropriada, causando maus-tratos.

Assista trecho do vídeo da apreensão, no momento em que os policiais localizam os animais.

Ao ser interrogado, o condutor do veículo alegou que vinha do município de Brasília/DF, Bairro Santa Maria, com destino à Teresina/PI. Disse que pegou os pássaros no município de Faina/GO e que levava para comercialização. Afirmou também que não tem documentação dos pássaros.

Ao consultar os sistemas de informações, foi verificado que em 21/09/2019, o senhor Francisco fora flagrado pela PRF no município de Picos/PI, BR 316, transportando aproximadamente 280 aves silvestres, sendo elas: Canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis Flaveola) – aproximadamente 270 unidades, Coleirinho (Sporophila caerulescens) – 04 unidades e Trinca-ferro (Saltator similis) – 05 unidades.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao senhor Francisco e entregue ileso à Polícia Civil de Posse/GO, em princípio pelo cometimento dos crimes do artigos 29 e 32 da lei número 9605/98. Enquadramento(s): matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Importante! Ao chegar na Delegacia de Polícia foi constatado que o acusado também já tinha sido preso pelo 1º Batalhão da Policia Miltar Rodoviário de Goiás, na GO 330, rodovia entre Ouro Verde e Campo Limpo, no dia 01/02/2018, também pelo mesmo crime.

Escolha sua Filiação

A filiação deve ser adequada para sua realidade, sendo boa para ambos.

Como funciona

Os filiados da SOS FAUNA contribuem mensalmente com quantias a partir de R$12,50 (Doze reais e cinquenta centavos). Com a filiação você ajuda no combate ao tráfico de animais silvestres, colabora com as ações para devolvê-los ao lar e ainda recebe um BRINDE SURPRESA da SOS Fauna. Filie-se AGORA!

Com SEU APOIO temos recursos para operacionalizar nossas ações em campo junto às autoridades, manter vivos animais silvestres em operações que estejamos diretamente envolvidos e ampliar o Projeto “DE VOLTA PRA CASA” que tem como objetivo o regresso responsável e cuidadoso à vida livre de animais silvestres apreendidos. A melhor maneira de todos contribuirmos para a preservação da nossa fauna silvestre, é mantendo-a na Natureza!