SOS Fauna | Transportados irregularmente no bagageiro de um ônibus, 400 pássaros são resgatados pela PRF na Bahia
7879
post-template-default,single,single-post,postid-7879,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-3.10,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive
 

Blog

Transportados irregularmente no bagageiro de um ônibus, 400 pássaros são resgatados pela PRF na Bahia

  |   Apreensões

Os animais foram capturados no interior de São Paulo e seriam vendidos a R$35,00 (cada um) em uma feira livre

Na tarde de hoje (5), por volta das 16h30, em fiscalização de combate à criminalidade na altura do km 677 da BR-116, no município de Jequie/BA, policiais rodoviários federais abordaram um ônibus e, após realizar vistoria minuciosa no compartimento de bagagens, encontraram aproximadamente 400 pássaros sendo transportados irregularmente e sem autorização ambiental.

Os animais, aproximadamente 200 Pintassilgos (Cardueles carduelis) e 200 coleiros (Sporophila caerulescens), estavam extremamente debilitados e eram transportados amontoados em 4 gaiolas, sendo que cerca de 30 animais já estavam sem vida.

Identificado o proprietário, um homem de 54 anos, este informou que capturou os pássaros nas cidades paulistas de Ibiúna e Caucaia do Alto, utilizando redes e armadilhas. Ele confessou ainda que venderia os animais em feira livre na cidade de Feira de Santana(BA) e que cada animal custaria em média R$35.

Diante do flagrante, os agentes federais lavraram Termo de Constatação Ocorrência (TCO) em razão dos seguintes delitos previstos na Lei Ambiental: matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Os animais resgatados foram encaminhados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, da cidade de Jequié (BA).

Fonte: Agência PRF