A SOS FAUNA

Desde 2000 combatendo o Tráfico de Animais Silvestres no Brasil.

A SOS FAUNA é a Organização Não Governamental que atua na defesa e conservação da fauna silvestre brasileira, vítima do tráfico de animais.
Somos uma instituição sem fins lucrativos.

A SOS FAUNA ATUA NA PRÁTICA

Você sabe quais as atividades que executamos em nossas ações? Veja abaixo!

REPRESSÃO AO

Tráfico de Animais SIlvestres

Sempre em ações conjuntas com as autoridades constituídas.

A SOS FAUNA realiza estudos e pesquisas em campo de toda a cadeia que envolve o tráfico de animais silvestres no Brasil, além de participar de ações conjuntas com as autoridades em operações de repressão ao tráfico de animais silvestres em: guardas domésticas, feiras de “rolo”, interceptação de cargas e desmonte de depósitos clandestinos.

Reproduzir vídeo

Primeiros socorros a animais silvestres vítimas do tráfico

A partir do instante ZERO de uma apreensão.

Logo após uma apreensão, o mais comum é que os animais resgatados sejam levados até um distrito policial, juntamente com os suspeitos da prática de manutenção e/ou comércio ilegal de animais da fauna silvestre brasileira. A SOS FAUNA tem um papel importantíssimo neste momento.

O transporte deve ser feito de maneira a diminuir ao máximo o nível de estresse dos animais, e os tratamentos e cuidados especiais – como alimentação, medicação e melhoria das condições de higiene – devem ser adequados para cada espécie e também para cada situação.

Para que isso ocorra, veterinários e biólogos da SOS FAUNA são treinados para o atendimento imediato e profissional aos animais, procurando restabelecer suas condições vitais e preparando-os para o encaminhamento seguro ao seu local de destino.

Neste momento CADA MINUTO IMPORTA. O manejo sem preparo técnico, sem conhecimento e a falta de urgência no atendimento, podem ocasionar óbitos em massa, motivo pelo qual muitas vezes a SOS FAUNA é chamada pelas autoridades policiais, para prestar os primeiros socorros e providenciar o encaminhamento dos animais resgatados, mesmo em apreensões nas quais não teve participação direta. Uma das principais causas de óbitos após apreensão se deve à ausência de primeiros socorros nessas situações, face à falta de conhecimento em relação ao problema.

A SOS FAUNA AINDA ATUA EM DIVERSAS SITUAÇÕES

Desde o manejo de espécimes, cursos e até na área jurídica

Sempre com rigorosas avaliações dos aspectos sanitários e biológicos – para regresso à vida livre.

Recuperação e reabilitação de fauna silvestre apreendida – aves*,  répteis e e mamíferos – focando no preparo para regresso à natureza.
*As aves representam mais de 95% do tráfico.

Principalmente nos biomas de Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

A SOS FAUNA realiza estudos e implementação de áreas destinadas à reintrodução de aves silvestres vítimas do tráfico, nos biomas de caatinga, cerrado e mata atlântica.
As reintroduções de aves silvestres vítimas do tráfico são monitoradas e feitas com o máximo de cuidados  necessários para que a soltura seja realizada com fundamentação técnica/científica para cada caso. Neste cenário são avaliados: tamanho da área, suporte alimentar, abrigos naturais, população estabelecida da espécie trabalhada, declínios populacionais e até mesmo extinção local.
Após este processo, é feita a avaliação de resultados e disponibilização dos mesmos.

Para que possamos implantar uma área de soltura, inicialmente precisamos definir em qual bioma faremos isso e quais as espécies que o local poderá receber. Após este processo, precisamos nos deslocar até este local para: realização de prévio estudo de campo, elaborar as documentações necessárias e construir um ou mais recintos para ambientação e soltura, além de um pequeno espaço operacional para a equipe técnica da SOS FAUNA no local.

Após os envio dos animais à área de soltura escolhida, o processo continua com a colocação dos mesmos nos recintos de ambientação, acompanhamento pelo prazo estipulado de acordo com a espécie, soltura branda e com o decorrer do tempo a avaliação dos resultados.

Dos primeiros socorros a partir do instante ZERO da apreensão até a soltura, bem como cursos diversos ligados à problemática do tráfico de animais silvestres no Brasil.

Trabalhos na área jurídica em busca da mudança nos processos penais, considerando que no Brasil, desde a lei 9.605/98 – “NOVA LEI” DOS CRIMES AMBIENTAIS, de 1998 – a maioria das penas imputadas para quem comete este tipo de crime remete-se à prestação de serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas, longe de qualquer proximidade da reparação do dano causado, deixando o réu praticamente impune e livre para continuar no tráfico.

AJUDE A SOS FAUNA NESSA LUTA

Seu apoio é muito importante
para combater o Tráfico de Animais Silvestres no Brasil!